Rodas de Conversa realizadas em 2016

Dezembro 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Convite da Profa. Jaqueline Silva.

"Beth apresentou nossos nomes e os slides. Falamos da nossa experiência em Seropédica, da roda de conversa ao ar livre com os alunos de lá, na qual fizemos um lanche perto da lagoa e tivemos momentos artísticos. 

A plateia era apenas a aluna Carina. O grupo terapêutico manteve a postura ética e profissional dos componentes.

 

Pinceladas

Deve-se elogiar as pessoas simpáticas. Já as pessoas soberbas e arrogantes levam à desunião. O médico e o professor universitário devem ser simpáticos para facilitar o aprendizado. Este não deve se sentir superior. 

Ética profissional - Não existe o certo e o errado, depende da ótica da Terapia de Saúde Mental. Código de Ética de Psicologia do Conselho Regional de Psicologia, Ministério da Saúde adverte e recomenda. Mínimo Denominador Comum.

Preconceito.

Família - A maioria só pensa em churrasco e festas. O órfão viverá em família. O Louco não errará o caminho do Céu. Filho feio não tem Dono. Vizinho é o parente mais próximo. Há amigos mais chegados que um irmão. O IPUB é uma família. Deus da Bíblia levanta algumas pessoas para cuidar dos necessitados."

 

Do Mano e Doutor Luiz Eduardo M. de Souza (em colaboração com A Voz dos Usuários) 

Novembro 2016

Universidade Federal Fluminense - Rio das Ostras.

Local: Rio das Ostras.

Público: Alunos de Psicologia e Usuários de Saúde Mental.

Convite da Profa. Daniela.

 

Novembro 2016

Universidade Estácio de Sá.

Local: Centro do Rio.

Público: Alunos de Medicina.

Convite da Profa. Isabela Melca.

 

Novembro 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos do Internato de Medicina.

Convite da Profa. Erotildes Leal.

 

Outubro 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Convite da Profa. Jaqueline Silva.

 

Outubro 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos da Graduação em Psicologia da UFRJ.

Convite do Prof. Octavio Serpa.

"Segunda-feira, 03 de outubro de 2016.

Um típico roteiro de uma roda de conversa. As perguntas que foram discutidas: a Luta Antimanicomial, celebra o bom tratamento do usuário de saúde mental, começou na década de 1970 na Itália; deve haver ética na relação paciente-psicoterapeuta para não haver atrocidades, que firam a ética do Conselho Regional de Psicologia; a pessoa que ouve vozes crê piamente nisto; as terapias estão muito lúdicas, diferente de anos atrás; o psicólogo deve exercitar a sensibilidade." (Do Mano e Doutor Luiz Eduardo Mendonça de Souza e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

Setembro 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB.

Público: Alunos da Medicina (Internato).

Convite da Profa. Erotildes Leal.

 

"Um evento realizado pela Dra. Erotildes e a Kátia a estudantes de medicina. Após a apresentação dos nomes e slides iniciou-se a apresentação de temas para explanação do grupo A Voz dos Usuários de Saúde Mental, que estavam numericamente bem apresentados. Vozes: Alguns componentes ouvem vozes e outros não ouvem. A Voz aterroriza na abordagem. Pode ser uma voz espiritual ou produzida pelo mesencéfalo cerebral. Projeto de vida: Todos devem possuir pois dão um objetivo para ter razão de viver. Religião: Não pode ser fanática, mas que satisfaça um hormônio produzido com a fé. Um Usuário falou que antes de tomar decisões pede ao Deus da Bíblia - O Ser Superior. Família: Nas crises emocionais poucos familiares se levantam. Os usuários como uma família agregada. Internação: Só em caso extremo de surto psicótico. Depois da triste experiência de internação, o ex-internado não quer repetir a experiência. Existem pacientes que moram no hospital mais de cinco anos na Casa de Saúde Mental. Finalização: Palavras de despedida da Dra. Erotildes e Kátia. João Batista disse sua tradicional frase de despedida. Tiramos fotos. Tchau, até a próxima aventura. (Do Doutor e Mano Luiz Eduardo Mendonça de Souza e colaboradores da Voz dos Usuários)

Setembro 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Local: Seropédica-RJ

Público: Alunos da Graduação em Psicologia.

Convite da Profa Deborah Uhr.

 

"Saímos bem cedo do IPUB. Depois de tomarmos café, pegamos a van da UFRJ. Com muita expectativa encontramos a Profa Deborah. Nós fomos a um encontro com um grande número de jovens psicólogos. Depoimentos descontraídos e divertidos; experiência e histórias de vida; superação e motivação; momentos de dons artísticos; lanche farto; fotos; histórias sacrificadas e o sucesso da vitória emocional, graças ao amparo terapêutico e ajuda espiritual cristã. Volta com o dever cumprido. Soltamos da van ao longo do caminho." (Do Mano e Doutor Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

"Venho agradecer aos componentes do grupo 'A Voz dos Usuários' pelo desempenho da roda de conversa que foi realizada em Seropédica, a pedido da Profa Deborah e por intermédio da Profa Lilian Miranda (que não se encontra mais lá, mas deixou a porta aberta para o grupo 'A Voz dos Usuários' poder continuar caminhando). Foram apresentados os slides. A Beth na coordenação. Discutimos os temas solicitados pelos alunos e no final mostramos habilidades e dons que descobrimos no decorrer do tratamento. Tiramos fotos. Foi maravilhoso. Sempre na expectativa em oferecer o melhor de cada um de nós. Agradecimento aos profissionais que estão sempre nos acompanhando, sempre prontos para nos ajudar. Quanto a nós, usuários, amigos de fé e irmãos camaradas, fomos ótimos, mas peço atenção para respeitar a coordenadora Beth, em não cortá-la. Somos apenas controlados, então ela, tanto quanto qualquer um de nós, está sujeita a sair do foco, nos perdendo em meio de depoimentos. Desde já agradeço ao grupo pelo empoderamento por este comunicado." (Maria Aparecida e colaboradores da Voz dos Usuários)

Agosto 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos do Mestrado Profissional.

Convite da Profa. Núria Malajovich.

"Na roda de conversa do último dia 29 de agosto ocorreu algo diferente, isto é, um dos nossos temas de abordagem foi visto por um prisma nunca antes pensado. Perguntaram: 'Vocês podem falar sobre o erro de alguém que não seja da saúde mental?'. Uma das pessoas da 'Voz dos Usuários' falou sobre um fato desagradável que experimentou no seio de sua família, o que recebeu um desfecho inspirador da professora Núria: 'Não são só os profissionais que erram, os pais também erram.'." (Orlando Vinínius e colaboradores da Voz dos Usuários)

"Foi uma alegria, responsabilidade e emoção poder estar participando de uma roda de conversa com uma pessoa tão querida e capaz como a Profa. Núria. Ela nos convidou em cima da hora, mas demos conta do recado. O psicólogo Fernando e a estagiária Natalie estiveram gentilmente nos acompanhando. Apresentamos nossos slides e os alunos do mestrado profissional interagiram conosco. No final fizemos nossos agradecimentos e a Profa. Núria nos falou da nossa harmonia como um todo." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

Agosto 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Convite da Profa. Jaqueline Silva.

 

"Devemos tratar as pessoas com dificuldades emocionais como seres humanos amados, conscientes e encorajados para vencer na vida. Quando os sofredores da alma estão bem podem ajudar muita gente da comunidade e sociedade por um mundo feliz e saudável. Com muita ética, o indivíduo passa a uma existência saudável, age devidamente. O paciente passa a cuidar do seu corpo, mente e alma. O remédio Aldol pode ajudar momentaneamente, mas uma boa terapia pode ser eterna. A pessoa sofre quando acha que sua existência está sendo desprezada. Os seres humanos querem ser notados e amados. Muitas vezes o paciente violente acha que é desprezado. Todos querem ser atendidos e aceitos. Estes querem perder o medo da vida. Tratamos a pessoa sofrida com amor. Deus da Bíblia forma uma família aos solitários. Ao virmos um profissional agir errado, com educação podemos alertá-lo. O abraço afetuoso e o remédio Rivotril do calor humano. A ética respeitada, são profissionais de respeito." (Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

Agosto 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos da Medicina (Internato).

Convite da Profa Erotildes Leal.

 

Julho 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB - Auditório Icema

Público: Alunos da Medicina (Internato).

 

"Foram momentos de muita emoção depois de tantos anos poder ter a Dra Erotildes, pioneira do nosso trabalho e agora professora de medicina da UFRJ dos alunos do internato, participando conosco de uma roda de conversa. Foi a primeira experiência dos alunos com pacientes que têm transtorno mental. Eles interagiram e pareciam muito interessados. O nosso grupo estava muito bem representado e estávamos felizes por termos recebido o convite da diretora do IPUB Dra Maria Tavares" (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

"Expectativa para começar. A roda de conversa, para estudantes de medicina, iniciou com coordenação das professoras Erotildes Leal e Maria Tavares. Nossa participação iniciou às 08:45 e encerrou às 10:20. Exposição dos slides por Beth Sabino. Apresentação dos colaboradores da 'Voz dos Usuários'. Debate dos temas, com destaque para 'ouvir vozes' e 'uso da medicação. Nosso encontro terminou com um relato emocionado de agradecimento da Professora Erotildes Leal, fundadora da iniciativa da 'Voz dos Usuários'." (Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

Junho 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: Campus do Fundão

Público: Alunos da Medicina - Liga de Psiquiatria.

 

"Foi uma roda de conversa com muita participação dos alunos da Faculdade de Medicina do Fundão, da Liga de Psiquiatria. Eles se mostraram muito interessados. Escolheram vários temas e nós, como sempre, falamos da nossa experiência de adoecimento e superação com muito empoderamento." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

"Visita ao Fundão.

Expectativa e concentração. Saímos de Kombi às 10:30 da manhã. Chegamos e fomos recebidos com muita cortesia. O psicólogo Fernando acompanhava o grupo. André, o organizador do evento, chegou. Fomos para um auditório.

Roteiro:

Apresentação do projeto e dos componentes do grupo.

Explanação dos temas: 'preconceito' e 'quando a família ajuda ou atrapalha.

Fotos.

Despedidas. Todos ficaram super satisfeitos.

Um trecho do encontro foi filmado para registro do grupo."

(Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

Maio 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Público: Alunos da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Convite da Profa. Jaqueline Silva.

 

"A sala estava repleta de jovens alunos de enfermagem da Escola Anna Nery. Tinham quatro professores: Jaqueline, Mônica, Bruno e a jovem Lais (CAPS Mussum, que fica na Taquara). Nós estávamos muito bem representados pelo nosso grupo e com o apoio do psicólogo Fernando. Como tinham muitos alunos, a coordenadora Beth dividiu os participantes em duplas para responder às perguntas dos alunos. Os professores acharam que foi uma boa organização. Conversamos sobre diversos temas." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

"Roda de conversa com os alunos da professora de enfermagem Jaqueline.

- Muita expectativa

- Muitos alunos

- Debate com perguntas

- Fotos

Cuidamos das etapas da vida como um vaso querido de plantas." (Mano e Doutor Luiz Eduardo Mendonça de Souza e colaboradores da Voz dos Usuários)

Maio 2016

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Disciplina de Psicopatologia oferecida aos alunos de psicologia da UFRJ.

Convite do Prof. Octavio Serpa Junior.

 

"Nos apresentamos mais uma vez em roda de conversa com os alunos do Dr. Octavio de psicologia. Falamos sobre diversos temas como: sexualidade; quando a religião ajuda ou atrapalha, a arte como terapia e outros. A nossa postura foi muito boa durante a apresentação. Pela primeira vez fomos filmados com os alunos da psicopatologia.

A cada aula prática é uma experiência diferente. Nós tivemos três encontros cada um com um perfil e os alunos se mostraram muito interessados. O nosso grupo de colaboradores estava bem representado, a cada pergunta nós respondíamos com precisão. Os alunos interagiram muito." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

"As perguntas feitas pelos alunos foram de grandes informações para nós. Que as pessoas e outras que assim estão creiam que é possível viver em convivência com a sociedade, se ajudando, tentando ser a própria pessoa, usar a própria coragem..." (TIGRE e colaboradores da Voz dos Usuários)

"Todos reunidos para a roda de conversa com os alunos do Dr. Octavio Serpa, professor de psicopatologia. Como sempre um feliz encontro da saúde mental." (Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

Abril 2016
 

Fiocruz - RJ.

Local: ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Araouca)

Público: Alunos da Especialização em Saúde da Família.

Convite do Profª Lilian Miranda. 

 

"Ficamos muito felizes em poder compartilhar nossas experiências em saúde mental com profissionais jovens recém formados que estão se preparando para trabalhar na clínica da família. Eles pareciam muito interessados, interagiram de uma forma muito boa. A sala estava cheia. Durante toda a roda de conversa tivemos nossos momentos de descontração, trocamos alguns sorrisos. Nós usuários ficamos muito a vontade. No final da apresentação, fomos muito aplaudidos. Mais uma vez obrigada a Profa. Lilian Miranda (pesquisadora da Fiocruz) pelo convite." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

"De manhã a expectativa, a tarde nós nos encontramos. Chegamos na Fiocruz. Alguns foram de carrinho e outros a pé até a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública). Comemos sacolé. Na sala os alunos estavam reunidos. Nos apresentamos, respondemos perguntas e debatemos os temas. Quando acabou a roda de conversa, nos reunimos para lanchar. Tudo legal!!!" (Luiz Eduardo e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

 

Janeiro 2016
 

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Local: IPUB

Disciplina de Psicopatologia oferecida aos alunos de psicologia da UFRJ.

Convite do Prof. Octavio Serpa Junior.

 

"Como sempre falamos, cada roda de conversa é uma experiência diferente. Nosso grupo estava um pouco defasado, eramos apenas 04 mais o psicólogo Fernando. Os alunos eram 64. Nós ficamos muito felizes por conseguirmos dar conta do recado. E, além do mais, os alunos interagiram bastante. Nós ficamos bem à vontade para falarmos da nossa doença e superação de uma forma bem descontraída e até divertida. Terminamos com uma sensação de dever cumprido." (Beth Sabino e colaboradores da Voz dos Usuários)

 

 

 

 

 

Fale conosco:

(21) 3938.5529

avozdosusuarios@gmail.com
 

Socialize conosco: