Rodas de Conversa realizadas em 2014

 

 

Novembro 2014

 

Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão

Localizado no bairro da Tijuca - RJ

Convite da Psicóloga Vera Helena Pereira

 

Público: Profissionais e usuários da saúde mental.

 

# Reunião no Posto de Saúde da Tijuca convidados pela Doutora Vera. Tiveram 23 (Público da palestra) na sala de reuniões.

# Uns foram de ônibus (3) . Fomos (15) de Kombi do Posto da Tijuca.

# Na reunião do Posto tinham mais profissionais da Saúde, como: Nutricionistas e um Médico. Total: nove.

# Perguntas e respostas, debate, discussão, troca de ideias e experiências. Foram escolhidos os seguintes temas: a culinária como arte; preconceito; e como surgiu o nosso projeto. Costumeiramente agradável. Mais um capítulo abençoado. O público se mostrou muito interessado no nosso trabalho e disseram que nosso grupo é potente.

(Do Doutor: Luiz Eduardo Mendonça de Souza.)

Outubro 2014
 

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Recebemos a Profª Karla Amado e seus alunos da UNIGRANRIO.

 

Público: Alunos de Enfermagem.

 

“Quando a roda de conversa começou, a emoção fez com que o ritmo cardíaco acelerasse."Faltou uma tranquilidade que permitisse que falássemos pausadamente. Falamos atropelando um pouco as palavras, isto é, nossa fala seguiu como se estivesse caminhando em areia movediça. Durante a reunião de ontem com a professora Karla, uma universitária perguntou sobre violência. Então eu disse: minha filha me fez a seguinte pergunta: Sua casa está limpa? Ela repetiu muitas vezes isso. Respondi: Você acha que eu sou o mesmo homem de seis anos atrás? Você tem que vir aqui e ver como está a casa, pois não sou a mesma pessoa de 2008. Você fica na crença de que ninguém consegue progredir, mas nossos pensamentos devem dar lugar à esperança." (Orlando Vinícius)

 

 

Como não podia deixar de ser, os doces encontros de psicopatologia.

#Descontração

#Curiosidade científica e cultural

#Troca de curiosidades e saberes

#Apresentação do grupo, do projeto, dos componentes e visitantes.

Estavam presentes 14 alunos. Drª Karla deu a conclusão final e algumas opiniões. Todos bateram palmas! Diversos colaboradores explanaram sobre os temas da saúde mental. Muita paz na saúde mental! Vitória de um típico encontro do espírito do bem do grupo de psicopatologia. (Do mano e Doutor: Luiz Eduardo Mendonça de Souza)

 

Outubro 2014
 

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Participação na aula de Psicopatologia do Prof. Octavio Serpa

 

Público: Alunos de Psicologia (UFRJ).

 

"Mais um dia de alvoroço e expectativas para mais um dos eventos da Turma de Psicopatologia. Desta vez uma roda de conversa com os alunos da UFRJ, no auditório Leme Lopes no IPUB. Começou às 13h. Durou duas horas de relógio. Todos os componentes que estavam dispersos começaram a se unir. O número estimado de alunos foi 50. Estiveram presentes em torno de 10 colaboradores do grupo. Como sempre:

#Apresentação do grupo e das pessoas.

#Perguntas e respostas interessantes, em torno de 20, com nosso leque de temas.

#O evento foi considerado maravilhoso e interessante.

#Todos felizes com rico conhecimento científico e cultural.

#Todos estavam à vontade e descontraídos.

#Troca de saberes. 

 Valeu amigos por mais um encontro edificante!!! Viva a amizade científica!!!"

(Mano e Doutor Luiz Eduardo)

Outubro 2014

 

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Localizada em Seropédica.

Convite da Profª Lilian Miranda.

 

Público: Alunos de Psicologia.

 

"Tivemos uma roda de conversa semanas atrás na Universidade Federal de Seropédica. Lá, como sempre, tiveram vários questionamentos sobre a saúde mental. Quem quisesse falartinha toda liberdade possível. Por fim, todos saíram de lá com algum conhecimento que não é possível só pelos livros, mas frente a frente com todos." (Renato Ponte)

Setembro 2014
 

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Recebemos a Profª Karla Amado e seus alunos da UNIGRANRIO.

 

Público: Alunos de Enfermagem.

 

Como acontece em todas as rodas de conversa teve:

#Exposição inicial do projeto nos slides pelo grupo.

#A equipe de estagiários preparou bem o audiovisual.

#Tinham nove componentes e vinte alunos de enfermagem, que fizeram quinze perguntas e respostas.

#Mais uma gostosa roda de conversa com dúvidas e perguntas, bem curiosas e instigantes. Todos se enriqueceram culturalmente no mundo da saúde mental.

#Drª Karla fechou o encontro com suas palavras de agradecimento ao grupo.

#Enfim: descontração, intercâmbio de curiosidade de saúde mental, momento de celebração em um clima gostoso cultural. Que seja sempre assim ou até melhor nos próximos encontros.

#Parabéns à equipe. Cada vez seremos melhores, com todo pique de amizade.

Do colaborador: Luiz Eduardo.

Setembro 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Convite da Profª Jaqueline da Silva.

 

Público: Alunos de Enfermagem.

 

"Parabéns, equipe do Doutor Octávio serpa, por mais um encontro: Roda de conversa com seis alunos da Professora Jaqueline de enfermagem.Como sempre não faltou: Descontração, troca de saberes e dúvidas de curiosidade. Parabéns a todos (21) que participaram!
Parabéns Beth Sabino e equipe por mais um encontro gostoso e cientifico. Então: fizemos amizades para melhorar significantemente nossa contribuição para mentes no Universo de Saúde Mental. Continuemos sempre assim, que muitos profissionais e interessados na Psiquiatria irão progredir e ter sucesso com esta simples equipe de Psicopatologia!
Todos teremos e seremos vitoriosos!!! (Mano e Doutor: Luiz Eduardo)"

 

"A Profª Jaqueline sempre traz seus alunos de enfermagem para uma roda de conversa com nosso grupo e é sempre uma experiência diferente. Os alunos ficaram muito interessados, fizeram muitas perguntas e ficaram bastante descontraídos. Com os alunos de enfermagem da Profª Jaqueline sempre acontece as rodas de conversa aqui no IPUB no horário das nossas reuniões." (Beth Sabino)

Agosto 2014

Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Prefeitura do Rio.

Local: Instituto Philippe Pinel - Praia Vermelha.

 

Público: Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

 

"A roda de conversa aconteceu no dia 07/08/14 com profissionais da área de: psiquiatria, serviço social, psicologia, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outros. Eles interagiram bastantes, apresentamos vários temas: crise, ouvir vozes, preconceito, inserção social, diagnóstico e outros escolhidos por  eles.  O Dr.  Octavio Serpa (coordenador do projeto) na nossa reunião de rotina, que acontece todas as terças-feiras, elogiou o nosso trabalho. Foram duas horas de muita troca, experiências e saberes entre usuários e profissionais."(Beth Sabino)

Maio 2014

Liga de Psiquiatria da Universidade Estácio de Sá.

Local: Universidade Estácio de Sá - Campus da Lapa.

 

Público: Estudantes de Medicina.

 

"A entrada na Estácio foi bem tranquila. Todos entraram normalmente e ao começar foram debatidos diversos temas tanto com os alunos quanto com nós colaboradores e, consequentemente, ao transcorrer do tempo todos saíram satisfeitos." (Renato Ponte)

 

"Eu achei os alunos bem interessados, até porque eles já tinham ouvido falar a respeito do nosso grupo, porque a Mariana, presidente da Liga de Psiquiatria da Estácio, já tinha ido na roda de conversa no FUNDÃO. Eu achei que nós, os colaboradores do Dr. Octavio, estávamos bem tranquilos para responder as perguntas solicitadas por eles, dentro dos temas que nós levamos por acharmos relevantes, antes, durante e após a internação." (Beth Sabino)

Maio 2014

Evento do NUPPSAM (Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental)

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Convite do Prof. Pedro Gabriel Delgado.

 

Público: Profissionais e usuários da rede de Saúde Mental, estudantes e familiares de usuários.

 

"Confesso que fiquei emocionada, principalmente com a presença da Dra. ANA PITTA, eu a considero uma celebridade na área da saúde mental, só pelo simples fato de ter vindo da BAHIA para participar deste evento que tem como título SEMINÁRIO INTERNACIONAL - REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL: EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS, no qual o DR. PEDRO GABRIEL
coordenou e nos convidou para essa roda de conversa. Foi um privilégio muito grande, nós falamos para: profissionais, estudantes, familiares e usuários, foi muito bom. O Dr. Octavio facilitou, deu o ponta pé inicial, e aí nós continuamos." (Beth Sabino)

Maio 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Convite da Profª Jaqueline da Silva.

 

Público: Alunos de Enfermagem.

 

"A cada roda de conversa com os alunos da professora Jaqueline para mim é uma experiência nova, eu falo a mesma coisa de uma forma diferente, os alunos ganham ouvindo nossos depoimentos, mas nós ganhamos também, porque colocamos para fora aquilo que muitas vezes não temos oportunidade de falar em outros espaços. Hoje, por
exemplo, um aluno da Profª me disse que gostou muito, que nós falamos muito bem. Isso é muito gratificante para um grupo que tem perspectivas de se tornar conhecido na saúde mental e em outros espaços." (Beth Sabino)

Março 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Campus da Praia Vermelha.

Convite da Profª Jaqueline da Silva.

 

Público: Alunos de Enfermagem.

Fevereiro 2014

 

Liga de Psiquiatria da UFRJ.

Local: Hospital Universitário do Fundão.

 

Público: Alunos de Medicina.

Janeiro 2014

 

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Localizada em Seropédica.

Convite da Profª Lilian Miranda.

 

Público: Alunos de Psicologia.

Fale conosco:

(21) 3938.5529

avozdosusuarios@gmail.com
 

Socialize conosco: